Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do Mês

Ver mais...

[Resenha] Beleza Perdida - Amy Harmon @Verus_Editora

10/07/2015

Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.
Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido.
Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.
Depois de tantos comentários a respeito deste livro, eu resolvi me aventurar nele. Mergulhei na estória e me comovi. Ela trouxe para mim uma mensagem sobre a verdadeira beleza, sobre segundas chances, sobre viver o que é possível hoje, pois não sabemos o dia de amanhã. Se você procura uma leitura que te faça chorar, que te emocione a ponto de ficar marcada na sua mente durante muito tempo, este é o livro para você.

Falaram muito apenas do Ambrose, no entanto, a estória é também sobre Bailey, o primo de Fern, aquele que ela considera um irmão. Sua estória é ao mesmo tempo comovente e inspiradora. Ele é mais que um personagem secundário, ele foi fundamental para o enredo e é aquele que conforta quando deveria estar sendo confortado. 

Bailey sofre de distrofia muscular de Duchenme e quando digo "sofre" não é apenas para usar uma expressão. Nunca imaginei que esta condição fosse tão terrível. Ele também foi um herói, a força por trás de Ambrose, mostrou o que é coragem, auto aceitação e o verdadeiro significado de amizade. Comecei a ler e não consegui largar até descobrir o desfecho. Inesperado e surpreendente, ele te faz ansiar por cada cena, cada um delas mexe com você e te cativa.

Entre estes dois heróis está Fern, apaixonada por Ambrose desde criança. Ele nunca a notou, pelo menos, não da forma como ela queria. Ele, um lutador estrela da escola e ela, apenas uma menina tímida. Nunca imaginaria que um homem lindo, inteligente e popular como ele olharia para ela um dia.

Quando Ambrose e seus amigos se alistam no exercito, ele é o único a voltar para casa vivo, mesmo assim, com a consequência desta tragédia, uma parte dele não está feliz com isto, tem momentos em que ele queria ter morrido junto com eles. Quebrado, ferido de forma permanente, culpando a si mesmo e sendo culpado por algumas pessoas, ele se esconde do mundo.
"Eu costumava ter medo de ir para o inferno, mas, agora que estou aqui, o inferno não parece tão ruim."
É o amor verdadeiro de Fern que vai trazê-lo de volta à vida, é a amizade com Bailey e tudo que ele visualiza entre estes dois amigos que vai mostrar a ele que ainda há esperança e que todo mundo merece uma segunda chance. Fern não é mais aquela menina feia, mesmo assim continua insegura quando o assunto é sua aparência. Ela enxerga Ambrose lindo como sempre foi, nada muda para ela, pelo contrário, o amor e a admiração crescem ainda mais.

Apaixonada por livros de romances, Fern tem que aprender da forma mais dura e cruel que a vida real não é como nos livros em que se o protagonista morre a estória simplesmente acaba. Na vida real não existem personagens secundários, todos são protagonistas na vida de alguém.
"Penso no seu cabelo ruivo comprido, na sua boca doce e na sensação de ter o seu corpo pressionado no meu, e em quanto eu tenho vontade de pôr as mãos em você. Em todos os lugares. E aí eu esqueço que sou feio, sozinho e confuso pra caramba."
São vários cenários em uma mesma estória, amor não correspondido, perdas, esperanças e amor eterno. Ambrose, Fern e Bailey mostraram o que é lealdade, honra, carinho e proteção. A dedicação dela com o primo é muito linda de se ver.

Coisas terríveis acontecem às pessoas todos os dias, mas é a maneira como se lida com estas adversidades que faz toda a diferença na vida delas. Beleza Perdida traz o amor em todas as suas formas. Ele fala da beleza do coração e da alma de uma pessoa. Será que se não houvesse a tragédia iriamos dar valor à felicidade?
"Talvez os milagres que vemos sejam apenas a ponta do iceberg. E talvez a gente apenas não reconheça as bênçãos que resultam de coisas terríveis."
"Não existiria a tristeza se não tivesse existido a alegria. Eu não sentiria a perda se não tivesse existido o amor."
Todos os personagens sem exceção foram especiais, a narrativa da autora foi perfeita e trazendo os flashbacks desde o ensino médio, o que poderia parecer confuso com tantos pontos de vistas diferentes, só ajudou a conhecer cada um deles melhor. 

Eu acho que o que impressionou tantos leitores foi o fato desta estória ser única, não ser uma daquelas que você já leu várias vezes e sabe como vai terminar. É muito mais que um romance. Fiquei de coração partido com tantos acontecimentos dolorosos. Refleti com a sabedoria de Fern, que mesmo em um momento de tanto sofrimento, conseguiu tirar uma lição disto.
"Sempre achei que a beleza pode ser um impedimento para o amor"... "Porque às vezes nos apaixonamos por um rosto, não pelo que está atrás dele."
Mesmo através de tragédia e da imperfeição, a vida pode ser maravilhosa, vale a pena ser vivida e também traz o amadurecimento no processo. Não foi só no final do livro que as lágrimas rolaram pelo meu rosto, mas a última linha foi perfeita e de tirar o fôlego. Depois de terminar de ler, talvez você não concorde com o título deste livro, a verdadeira beleza não foi perdida, foi finalmente revelada. 
"Os livros permitem que as pessoas sejam quem elas querem ser, para escapar de si mesmas por um tempo."

Onde Comprar: Saraiva



Comentários
6 Comentários

6 comentários

  1. Olá
    eu não previa muitas coisas sobre esse livro não, achei bem desestimulante, mas depois percebi, que não era nada do que eu pensava (muita falta de atenção kkkk) adorie a resenha, já estou comprando o meu, falta só um pouco do dinheiro kkk
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Diana,li esse livro e também me encantei com sua magnitude,muitas lágrimas e concordo a verdadeira beleza,a interior prevaleceu.É um livro que fala de segundas chances,Ambrose,a conseguiu sendo o único que consegue sobreviver,concordo ,fala sobre viver o que é possível hoje,pois mão sabemos o amanhã,a história de Bayle ´primo de Fern é comovente e inspirador com todas as suas limitações ele não se entrega e ainda mostra uma imensa coragem,Fern é apaixonada por Ambrose desde pequena e agora que ele ter parte do rosto desfigurado ,ela consegue se aproximar e ambos se veem vivendo o verdadeiro amor que vai além das aparências,vale muito apena a leitura da primeira a última folha.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Exatamente pelo o fato de esse livro ser mais do que um romance que eu tenho muita vontade de lê-lo. Pela a sabedoria que ele traz, por ser uma história única...
    Tô com esse livro a um tempão, mas acho que temos de estar na vibe certa para mergulhar direito nessa história. Mas um dia ainda vou ler.
    Ótima resenha e o seu blog é muito fofo.
    Beijos, Carla.
    http://lapiselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É por livros assim que vale a pena ser leitora né ? Livros que nos tocam e que dão sentido a vida ... Ainda não li esse livro mas tenho fé de que ainda vou lê-lo e espero me encantar como tantas pessoas, inclusive você, mas logico que antes disso preciso comprar o livro ou ganhar em promoção o que tá difícil mas não impossível. Resumindo preciso desse livro na minha estante.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi mto bons comentários a respeito desse livro e, desde o primeiro, fiquei super interessada em ler. Sua resenha só reforçou isso. Com certeza, vou ler! Valeu, Diana.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a capa, a sinopse, e quando tu disse na resenha que vai fazer chorar, pronto, preciso ler, gosto de cargas emocionais literárias. O livro parece ser muito bem escrito, em cada detalhe, rico de personalidade nos personagens, e parece trazer algumas novidades no quesito no gênero. Já quero!

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: Auge Arts